O workshop "Como Transformar Sua Música em Negócio” aconteceu dias 22 e 23 de Outubro em Itapipoca

  • 25/10/2024
  • 0 Comentário(s)

O workshop "Como Transformar Sua Música em Negócio” aconteceu dias 22 e 23 de Outubro em Itapipoca

VOCÊS CONHECEM O CIÊNCIA, SIM. MAS SEM AÇÚCAR?

CURIOSIDADES DA CIÊNCIA EM ESQUETES SUPER INTERESSANTES GRAVADAS POR PROFESSORES DE EXCELÊNCIA!

CONFERE AÍ NOSSOS EPISÓDIOS!!

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR!!




AGÊNCIA DA CULTURA ¦ O Fórum Setorial de Música do Conselho Municipal de Cultura de Itapipoca, o Hub Cultural Porto Dragão e a Secretaria da Cultura de Itapipoca convidou músicos, autores, intérpretes e produtores musicais da cidade de Itapipoca para participarem do workshop "Como Transformar Sua Música em Negócio”, que foi mediado pelo músico, produtor cultural e idealizador da Feira da Música, Ivan Ferraro (@ivanfeira).

O workshop teve como objetivo oferecer orientações e dicas sobre gestão de carreira, estratégias de marketing, direitos autorais, expansão de rede de contatos e oportunidades de mercado.

O HUB PORTO DRAGÃO Integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará com foco no processo de conexão entre os agentes artísticos e criativos para o desenvolvimento da economia da cultura cearense.

Gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realiza e desenvolve atividades de produção de conteúdo, difusão e circulação artística e cultural, atuando por meio do planejamento de ações de formação, conhecimento, profissionalização, fomento, acessibilidade e inovação.


ANUNCIE SUA MARCA AQUI EM NOSSAS MATÉRIAS!

FALE CONOSCO: contatojbjunior@gmail.com


O encontro se deu no CINE + de Itapipoca que está situado ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade. Com capacidade para 100 espectadores, a sala possui uma área de conveniência externa, completa com banheiros e lanchonetes. Para garantir o acesso de todos, o espaço é equipado com rampas, piso tátil, guarda-corpos e sinalização para facilitar o deslocamento livre. E nestas noites de 22 e 23 de Outubro recebeu a categoria musical para este workshop.

Na abertura do evento houve falas do Conselheiro Municipal de Música, Prof. Jotabê Júnior, do Conselheiro de Música Suplente, Gelmo Sousa, da Secretária Executiva de Cultura Shirley Lavor e do Secretário de Cultura Municipal, Sr. Messias Moreira. Todos felizes pelo encontro e afirmam a nítida evolução das políticas culturais itapipoquenses voltadas para a cultura do município.

Este evento foi organizado em colaboração com o Fórum Setorial de Música do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Itapipoca, com a Secretaria de Cultura do Município, CINE + e IFCE.

Estive presente como participante, sou músico e cantor, e pude presenciar os bons debates deste encontro. Todavia como imprensa Cultural presente pude registrar boas imagens e além do mais conversei com o Secretário de Cultura, Dr. Messias Moreira, sobre o evento, confere aí em baixo:

Prof. JB - COMO SE INICIOU O PLANEJAMENTO QUE CULMINOU COM A REALIZAÇÃO DESTE WORKSHOP?

MESSIAS - A Secretaria da Cultura definiu como estratégia para o período 2025/2028 estruturar as cadeiras produtivas da economia criativa em Itapipoca e a cena musical é um potencial grandioso. Para isso buscou-se parceria com o SEBRAE e o Hub Cultural Porto Dragão equipamento da secretaria da cultura do Ceará responsável em apoiar a economia criativa. Por outro lado o Fórum da Música de Itapipoca também buscou a secretaria da cultura de Itapipoca para desenvolver um plano de trabalho em conjunto. Diante dessas articulações criamos o Programa "Sons de Itapipoca" para desenvolver ações de capacitação, tutorial, fomento e circulação da cena musical em Itapipoca e entorno. A primeira ação realizada foi o Workshop com o tema "Como transformar em negócio sua música" realizada nos dias 22 e 23 de outubro deste com a participação de músicos, intérpretes, compositores e alunos do curso de música do IFCE. O Workshop foi realizado com o músico e produtor cultural e realizador da Feira da Música Ivan Ferraro.

Prof. JB - O QUE VOCÊ ACHOU DA ADESÃO DOS MÚSICOS DE ITAPIPOCA AO EVENTO? FOI SATISFATÓRIA?

MESSIAS - O workshop foi um momento para apresentar o Programa Sons de Itapipoca para os artistas da cena musical de Itapipoca e portanto, o início de uma caminhada que terá uma primeira etapa a ser concluída em março de 2025. As demais etapas serão planejadas a depender do real interesse e engajamento dos músicos. Nesse momento o workshop teve uma boa adesão com a presença de mais de 40 artistas demonstrando a vitalidade do setor. Todavia percebeu-se que vários músicos não estiveram presentes. Este é um desafio: engajar os músicos como protagonistas do Programa Sons de Itapipoca, especialmente aqueles que atualmente vivem economicamente da música.

Prof. JB - QUAL FOI O SENTIMENTO OBTIDO, COMO RETORNO, DOS MÚSICOS APÓS O ENCERRAMENTO DO EVENTO? QUAIS OS PONTOS POSITIVOS RETIRADOS DESTAS DUAS NOITES?

MESSIAS - Muito satisfatório e de empolgação. Os músicos participantes do workshop puderam perceber que a carreira profissional do músico é para além dos palcos. É fundamental estruturar a carreira em todas suas variáveis: estética, conteúdo e mercado.

Prof. JB - SEMPRE PODEMOS MELHORAR, NA SUA OPINIÃO QUAIS DETALHES FORAM PERDIDOS E QUE PODERIAM TER DADO MAIS FORÇA AO EVENTO?

MESSIAS - É preciso buscar maior engajamento de músicos que não puderam participar desse primeiro momento. Buscar uma metodologia mais participativa e troca de experiências.

Prof. JB - E O FUTURO? O QUE A SECRETARIA DE CULTURA PLANEJA, QUAIS PARCERIAS ESTÃO SENDO CRIADAS?

MESSIAS - Iremos até dezembro deste ano realizar um diagnóstico da cadeia produtiva da música em parceria com o SEBRAE e Hub Cultural Porto Dragão para compreender a realidade dos músicos, fornecedores, equipamentos que contratam os músicos, dentre outros aspectos. Esse diagnóstico facilitará um planejamento adequado para os próximos passos. Também estaremos realizando nos meses de novembro e dezembro consultorias especializadas em marketing, portfólio e outras demandas sugeridas pelos músicos. Por fim, no início de 2026 faremos um seminário de planejamento para estruturar as ações a serem desenvolvidas até 2028. O objetivo é a estruturação da cadeia produtiva da música tornando-a uma estratégia de desenvolvimento Econômico para Itapipoca.

Até a próxima matéria!







#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes